Kusudama significa em japonês, literalmente "bola de remédio (kusu = kusuri = remédio, e dama = tama = bola), servia para garantir a saúde das crianças, afastar o mal, no Japão, na era Heian (séculos VIII - XII), tinham o costume de deixar kusudamas contendo ervas medicinais pendurados nas cabeceiras das camas. Com o tempo eles começaram a conterem fragâncias, para aromatizar o ambiente e atualmente, são utilizados para a decoração.
Os Kusudamas também são bastante utilizados na decoração em eventos festivos como casamentos, festas, formaturas entre outras...
Eles também estão associados no Japão, a eventos comemorativos como o conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas), comemorado em Julho (no Brasil, celebra-se no bairro da Liberdade).
Os Kusudamas são basicamente vários origamis dobrados de uma mesma forma (formando uma "peça"), e depois estas "peças" são colocadas juntas, através de diversas maneira, como ancaixando uma na outra, costurando-as entre si, e até mesmo em algum dos casos com o uso de cola....
Abaixo estão alguns exemplos de Kusudamas (dobrados por minha pessoa n_n):
Small Rhombicuboctahedron (Herman Van Goubergen)
Spiral star instructions (Grzegorz Bubniak)
Japanese Brocade
Three Interstecting Tetrahedra
Paradigma (Ekaterina Lukasheva)
Paradigma novamente, porém de outro ângulo ^.^ cada "peça" desse Kusudama fica como esse no detalhe em frente ao Kusudama (ou ao lado dele, na figura acima)
Versailles (Krystyna Burczyk)
Versailles (Krystyna Burczyk) de outro ângulo..... Esse é o Kusudama que mais queria fazer *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário